01 janeiro, 2021

SALAR DE UYUNI – (BOLÍVIA)

Cactos Gigantes


Localizado a sudoeste da Bolívia mas precisamente ocupando o espaço entre os departamentos de Potosí e Oruro, o Salar de Uyuni é considerado o maior deserto de sal do planeta com 10.582 quilômetros quadrados, para se ter uma ideia o deserto é maior que o lago Titicaca que é situado na fronteira entre Peru e Bolívia e possui apenas 8.300 KM/², além de estar situado a uma altitude de 3.656 metros acima do nível do mar. Além de importante ponto turístico na Bolívia onde atraí diversos afficionados por fotos e trips de tirar o folego, o local é rico em minerais fonte de potássio, magnésio, sódio e muito lítio. Segundo estudos recentes Chile, Bolívia e Argentina possuem juntos 75% de todas as reservas mundiais de lítio. Só o Salar abriga 50% de todo o lítio no planeta e é considerado como o ouro branco. O deserto é composto por 33 “ilhas”, que são assim chamadas por constituirem-se em pequenas elevações de terra, cercada de sal por todos os lados. As mais famosas são as ilhas do Pescaso e Incachusi, com formações de cactos que podem chegar a 10 metros de altura. 
 
COMO CHEGAR? 

Se você quer chegar a cidade de Uyuni de avião, a mesma conta apenas com um aeroporto JOYA NADINA (UYU) que recebe voos de La Paz e Sucre diariamente, já para quem vai de ônibus pode sair de La Paz em uma viagem que dura 12hs para completar os 540km de estrada, ou de Potosí em uma viagem de apenas 200km por estradas sinuosas e que passm por ua região desértica com paisagens exuberantes. Ou para aqueles mais aventureiros que decidem ir de carro vão precisar ao menos de um veículo 4x4 para vencer as rodovias locais que por bastante investimento que já foi feito, existem alguns pontos precários, os pontos de sáida geralmente são em La Paz, Potosí, Oruro, Sucre e Ollagüe, no Chile. Porém existem muitas empresas com viagens de 1 até 3 dias para o Salar onde você compra o pacote que se adequa ao seu bolso e disfruta de uma bela viagem. Você ainda pode conseguir chegar ao local de trem pela FERROVIARIA ANDINA, empresa que opera trem de passageiros na região com tarifas de diversos tipos saindo de Oruro. O Expreso Sur trem mais rápido, a viagem dura cerca de sete horas.
Mapa da Região



O QUE LEVAR NA VIAGEM 

Você deve se perguntar o que levar nesta viagem de essencial para aproveitar de forma prática a sua passagem pelo deserto. Além da camera fotográfica você irá necessitar de um óculos de sol já que por ter uma superficie toda branca o deserto quando dia reflete toda luz solar podendo prejudicar a visão do visitante que não usar o óoculos, protetor solar, chapéis do tipo sobreiro ou viseiras são também recomendados alem de blusas corta-vento. No inverno a temperatura pode chegar a -20ºC, e tambem pode levar trajes de banho no verão para ingressar nas águas termais do local. E sacos de dormir que aguentem temperaturas negativas em caso de não se hospedarem em hoteis próximos.

HOSPEDAGEM
Hotel de Sal Luna Salada

No local o único hotel disponível é o De Sal Luna Salada que fica na pequena e humilde Colchani – cidade pela qual se acessa o deserto de sal de Uyuni. Construído com blocos de sal, o Luna Salada é um hotel 4 estrelas com vista para o maior deserto de sal do mundo. Pelo lado de fora, a simplicidade da construção esconde um confortável e requintado hotel, que destoa fortemente da acinzentada Colchani cuja população vive a vida de forma bastante humilde. 

FOTOS

O local é bacana para tirar fotos inovadoras e de tirar o fôlego para os mais afficionados, tanto de dia como a noite onde é possível devido a pouca luminosidade observar estrelas e galáxias mais próximas, é comum na internet achar foto de viajantes fazendo poses, caras e bocas em imagens que parecem estar numa folha de papel branco.

Canibalismo fotográfico?



Céu Noturno - @DanielKordan

Eu sou Deivid Silva mais conhecido como "Fantomaas" e neste ano de 2021 trarei informações sobre viagens, histórias, culinária e esportes latinos em parceria com o canal @americanoslatinos


0 comentários: